desconstruindo caetano



O número que encerra a maioria das apresentações dos "Poemas Bem Ditos" é uma experimentação sobre a letra "Língua" de Caetano Veloso, declamada por Wallace Puosso sobre improvisação rítmica do músico Rodrigo Roman.
Esse númmero também foi apresentado há duas semanas como parte integrante do projeto "Pangea" (http://projetopangaea.wordpress.com/), em Taubaté.
E vem mais por aí.

Rodrigo e Wallace, amigos já há alguma data se conheceram fazendo arte. O início da parceria se deu quando Rodrigo realizou um trabalho de sonoplastia em um espetáculo teatral dirigido por Wallace em 2004. A poesia e a música foram desde o início o ponto de encontro das idéias pertinentes às duas partes. Daí pra frente, entre encontros e desencontros, celebrações e colaborações, as afinidades de idéias e práticas – poéticas sempre – levaram à necessidade de ultrapassar a barreira da palavra escrita e/ou falada adicionando tonalidades e texturas sonoras a fim de abstrair o sentido para atingir de forma sinestésica o ambiente e seus figurantes.

A primeira manifestação dessa pretensiosa intenção se deu em setembro passado, quando Wallace, envolvido num trabalho que mistura poesia e teatro, convidou Rodrigo a fazer uma intervenção sonora ao final daquela que fôra a estréia deste trabalho. A tal intervenção se resumiu ao uso de percursões microfonadas com delay, usados pra criar um mantra percursivo e sobre essa base o poeta desconstruiu a letra de "Língua", de Caetano Veloso. Tem mais coisa surgindo e ainda há muito tempero a ser experimentado nesse caldeirão de idéias. São novas possibilidades, novas sensações, novas alegorias a serem consumidas e oferecidas e consumidas novamente numa cíclica antropofagia.

Rodrigo Roman, curioso e aventureiro antes de músico, já foi ator, mas preferiu os bastidores ao palco. Lhe apetece mais imaginar o som das imagens, e colorir o fundo branco do silêncio. Foi membro da banda The Mess Machine, de 2004 à 2006. Após esse período voltou a trabalhar no teatro, compondo temas para o espetáculo performático, chamado “Yulunga – Poema para um deus morto”. Atualmente vem experimentando e estudando produção de música eletrônica e deu início recentemente à trabalhos de arte urbana.
Para ouvir The Mess Machine: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=19649
Para ouvir um tema desenvolvido para o espetáculo Yulunga: http://www.myspace.com/meandmy303

Wallace Puosso é ator, diretor e produtor cultural. Começou a trabalhar com teatro em 1992, sendo dirigido e orientado por Ademar Guerra, um dos maiores dramaturgos brasileiros. Como ator está atualmente com “Toda nudez será castigada” de Nelson Rodrigues e "Um Maestro Louco Por Beethoven", da Cia. Quase Cinema. Como diretor, dirigiu ou co-dirigiu espetáculos premiados como “Inferno dos Anjos” e “Após a última dança, o gosto amargo da festa”. Enquanto poeta, você pode encontrar trabalhos no blog Acústico e Válvulado (http://wallace-puosso.blogspot.com/). Wallace também trabalha como gestor de projetos sociais e atualmente é coordenador do projeto “Nas Asas do Cinema” e presidente do Instituto Magneto Cultural.

POEMAS BEM DITOS no YOUTUBE

POEMAS BEM DITOS no YOUTUBE

Sinopse dos "POEMAS BEM DITOS"

No espetáculo "POEMAS BEM DITOS", a TRUPE BENDITA dá movimento aos poemas e textos de Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Luiz Fernando Veríssimo, Solano Trindade, Adélia Prado e nomes da poesia local e atual. Literatura, história, música e teatro em cena, com dinamismo, criatividade, competência e simplicidade!

Duração aproximada: 60 a 80 minutos

Nosso fiel escudeiro, digo, roadie...

Wagner Ferro